quarta-feira, 29 de junho de 2011

Psicologia

Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (do inglês bully, tiranete ou valentão) ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.
Em 20% dos casos as pessoas são simultaneamente vítimas e agressoras de bullying, ou seja, em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma. Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reage ou fala sobre a agressão sofrida.
Terminologia:
Devido ao fato de ser um fenômeno que só recentemente ganhou mais atenção, o assédio escolar ainda não possui um termo específico consensual ,sendo o termo em inglês bullying constantemente utilizado pela mídia de língua portuguesa. Existem, entretanto, alternativas como acossamento, ameaça, assédio, intimidação, além dos mais informais judiar e implicar, além de diversos outros termos utilizado pelos próprios estudantes em diversas regiões.
No Brasil, o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa indica a palavra bulir como equivalente a mexer com, tocar, causar incômodo ou apoquentar, produzir apreensão em, fazer caçoada, zombar e falar sobre, entre outros. Por isso, são corretos os usos dos vocábulos derivados, também inventariados pelo dicionário, como bulimento (o ato ou efeito de bulir) e bulidor (aquele que pratica o bulimento).

Caracterização do assédio do escolar:
Acossamento, ou "intimidação" ou entre falantes de língua inglesa bullying é um termo frequentemente usado para descrever uma forma de assédio interpretado por alguém que está, de alguma forma, em condições de exercer o seu poder sobre alguém ou sobre um grupo maisfraco.

O cientista sueco - que trabalhou por muito tempo em Bergen (Noruega) - Dan Olweus define assédio escolar em três termos essenciais:
1.   O comportamento é agressivo e negativo;
2.   O comportamento é executado repetidamente;
3.   O comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
O assédio escolar divide-se em duas categorias:
1.   Assédio escolar direto;
2.   Assédio escolar indireto, também conhecido como agressão social
O bullying direto é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos. A agressão social ou bullying indireto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido por meio de uma vasta variedade de técnicas, que incluem:
§  Espalhar comentários;
§  Recusa em se socializar com a vítima;
§  Intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima;
§  Ridicularizar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).
O assédio escolar pode ocorrer em situações envolvendo a escola ou faculdade/universidade, o local de trabalho, os vizinhos e até mesmo países. Qualquer que seja a situação, a estrutura de poder é tipicamente evidente entre o agressor (bully) e a vítima. Para aqueles fora do relacionamento, parece que o poder do agressor depende somente da percepção da vítima, que parece estar a mais intimidada para oferecer alguma resistência. Todavia, a vítima geralmente tem motivos para temer o agressor, devido às ameaças ou concretizações de violência física/sexual, ou perda dos meios de subsistência.
Deve-se encorajar os alunos a participarem ativamente da supervisão e intervenção dos atos de bullying, pois o enfrentamento da situação pelas testemunhas demonstra aos autores do bullying que eles não terão o apoio do grupo. Uma outra estratégia é a formação de grupos de apoio, que protegem os alvos e auxiliam na solução das situações de bullying. Alunos que buscam ajuda tem 75,9% de reduzirem ou cessarem um caso de bullying.
Os professores devem lidar e resolver efetivamente os casos de bullying, enquanto as escolas devem aperfeiçoar suas técnicas de intervenção e buscar a cooperação de outras instituições, como os centros de saúde, conselhos tutelares e redes de apoio social.

Características dos BULLIES:

Pesquisa indicam que adolescentes agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar. Também tem sido sugerido que uma deficiência em habilidades sociais e um ponto de vista preconceituoso sobre subordinados podem ser particulares fatores de risco. Estudos adicionais têm mostrado que enquanto inveja e ressentimento podem ser motivos para a prática do assédio escolar, ao contrário da crença popular, há pouca evidência que sugira que os bullies (ou bulidores sofram de qualquer déficit de autoestima. Outros pesquisadores também identificaram a rapidez em se enraivecer e usar a força, em acréscimo a comportamentos agressivos, o ato de encarar as ações de outros como hostis, a preocupação com a autoimagem e o empenho em ações obsessivas ou rígidas.
É frequentemente sugerido que os comportamentos agressivos têm sua origem na infância:"Se o comportamento agressivo não é desafiado na infância, há o risco de que ele se torne habitual. Realmente, há evidência documental que indica que a prática do assédio escolar durante a infância põe a criança em risco de comportamento criminoso e violência doméstica na idade adulta" .O assédio escolar não envolve necessariamente criminalidade ou violência. Por exemplo, o assédio escolar frequentemente funciona por meio de abuso psicológico ou verbal.Os bullies sempre existiram mas eram (e ainda são) chamados em português de rufias, esfola-caras, brigões, acossadores, cabriões, avassaladores, valentões e verdugos.Os valentões costumam ser hostis, intolerantes e usar a força para resolver seus problemas. Porém, eles também frequentemente foram vítimas de violência, maus-tratos, vulnerabilidade genética, falência escolar e experiências traumáticas. Comportamentos auto-destrutivos como consumo de álcool e drogas e correr riscos desnecessários são vistos com mais frequência entre os autores de bullying.

Reporte:Jéssika Oliveira




Sociologia

Racismo
            Racismo é um dos piores preconceitos que os humanos possuem.Uma grande parte da população mundial hoje em dia ainda é racista, não admitem negros ocupando seus cargos, não permitem a entrada de negros em alguns lugares, dizem-se não racistas, mas que nunca casariam com negros, estes tipos de atitude são incluídas em nosso dia-a-dia.Esse tipo de atitude com certeza herdamos de nossos ancestrais.
            Organizações governamentais ou não, fazem protestos em ruas, em núcleos do governo, geralmente em lugares públicos e aos poucos conseguem mais direitos como humanos.
            Geralmente, quando vemos um negro na rua, logo nos escondemos achando que é um ladrão, ou alguém que possa nos fazer algum mal. Mas se pensarmos que essa situação poderia ser invertida, porque enfim, quem não deu a oportunidade para esses negros de ser alguém na vida, quem rebaixa os negros a um nível inferior? São os brancos.
 
O começo do Preconceito Racial

Ao longo da história, a crença na existência de raças superiores e inferiores -- racismo -- foi utilizada para justificar a escravidão ou o domínio de determinados povos por outros.
Racismo é a convicção de que existe uma relação entre as características físicas hereditárias, como a cor da pele, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais. A base, mal definida, do racismo é o conceito de raça pura aplicada aos homens, sendo praticamente impossível descobrir-lhe um objeto bem delimitado. Não se trata de uma teoria científica, mas de um conjunto de opiniões, além de tudo pouco coerentes, cuja principal função é alcançar a valorização, generalizada e definida, de diferenças biológicas entre os homens, reais ou imaginárias.
O racismo subentende ou afirma claramente que existem raças puras, que estas são superiores às demais e que tal superioridade autoriza uma hegemonia política e histórica, pontos de vista contra os quais se levantam objeções consideráveis.
Um primeiro estágio de racismo confunde-se com a xenofobia: determinado grupo social hostiliza um estranho por considerar nefasto todo contato fora do grupo social, o qual tira sua força da homogeneidade e da aceitação entre seus membros das mesmas regras e princípios, recusados ou desconhecidos pelo elemento exógeno. Em outro nível, tal repúdio é justificado pela diferença física, que se torna o suporte do componente racista.
Racismo nas sociedades modernas. A história da humanidade refere-se, desde os tempos mais antigos, a relações, decorrentes das migrações, entre povos racialmente distintos.
Graças à grande força política da igreja, justificava-se a conquista e submissão de povos para incorporá-los à cristandade. Ainda quando dos primeiros contatos entre portugueses e africanos, não havia nenhum atrito de ordem racial.
Quando, a partir do Renascimento, o progresso técnico permitiu à Europa dominar o mundo, surgiram diversas ideologias que pretenderam explicar e justificar a dominação dos demais continentes pelos países europeus, alegando existir na Europa uma raça superior, destinada por Deus ou pela história a dominar as raças não-européias, consideradas inferiores.
 
Discriminação racial é pior contra as mulheres

A discriminação racial é pior contra as mulheres, afirmaram especialistas presentes a uma mesa redonda na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o Racismo. "A discriminação racial não afeta da mesma maneira homens e mulheres", disse no domingo Gay McDougall, que chefia um comitê para a eliminação da discriminação sexual.
As mulheres das castas inferiores da Índia são freqüentemente violadas enquanto vão em busca de água. Algumas mulheres em Níger são vendidas como escravas para exercerem a função de "quintas esposas" dos ricos.
 
Conferência contra o Racismo ainda busca consenso sobre documento final

O bloco dos países europeus presente na Conferência contra o Racismo apresentou um projeto alternativo em resposta às exigências do Grupo Africano - consideradas por eles inaceitáveis.
"Está difícil um consenso para a redação dos documentos finais da Conferência Mundial contra o Racismo", informou o embaixador Gilberto Sabóia, chefe da delegação.
A questão do passado é o ponto crítico na discussão entre os países da União Européia e os africanos. Os europeus reconhecem os erros e os males do colonialismo, da escravidão e do tráfico de escravos, mas não querem classificá-los como crimes contra a humanidade. Em sua proposta alternativa, admitem apenas esses atos que seriam considerados assim, se fossem cometidos nos dias de hoje.
Os seis itens da proposta européia são, em resumo, os seguintes:
    1 - Reconhecimento de que a escravidão, o tráfico de escravos e o apartheid foram causas e manifestações de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância - e que os africanos, os descendentes de africanos, os descendentes de asiáticos e os povos indígenas foram e continuam a ser vítimas de suas conseqüências.
    2 - Recordar esses erros do passado, condenando-os e falando a verdade sobre eles, contribui para a reconciliação internacional e para a criação de uma comunidade mundial baseada na justiça, na igualdade e na solidariedade.
    3 - Deve-se admitir e lamentar o sofrimento de milhões de homens mulheres e crianças, e fazer um apelo para que os Estados reverenciem a memória das vítimas das tragédias do passado.
    4 - Admite-se o sofrimento causado pelo colonialismo e afirma-se que ele deve ser condenado e que se tomem medidas para que não se repita.
    5 - Reconhece-se que as formas passadas e presentes de colonialismo, discriminação racial, xenofobia e a intolerância são ameaças sérias para a segurança, a dignidade humana, a garantia dos direitos humanos e para as liberdades fundamentais em todo o mundo, especialmente para os africanos e seus descendentes.
    6 - A obrigação de lembrar, lamentar e condenar esses erros tornará possível construir o futuro sobre sólidos fundamentos e evitar a repetição dos erros do passado.

Reporte:Bruna Barbosa

Inglês

Volta de Vez Pra mim...

Volta de Vez Pra Mim      Pique Novo
O meu amor é seu Eu não preciso nem provar Foi tanto tempo pra deixar Tudo acabar assim Mas pelo amor de "Deus" Tira esse mal do meu olhar Faz outra vez meu sol brilhar Volta de vez pra mim... E depois de tanto tempo Eu me vejo no abandono E me sinto um cão sem dono Sem abrigo pra ficar E depois de tanto tempo Minha dor volta pra casa Meu sossego cria asa Meu sorriso quer chorar Meu sorriso fez inveja a tanta gente nesse mundo Fui feliz cada segundo e o primeiro a te amar Mais a dor vem de repente quando a gente perde tudo Quando o canto fica mudo e vem o pranto em seu lugar.


Return to me once...    Pique New

My love is yours I do not even need to prove It was so long to leave All end up like this But for the love of "God" Take that evil in my eyes It makes my sun shine again Return to me once ... And after so long I see myself in the abandonment And I feel like a stray dog Homeless to stay And after so long My pain back home My wing creates peace My smile or cry My smile did the envy of so many people in this world I was happy every second and the first to love you More pain comes when one suddenly loses everything When the song is dumb and is mourning in his place.

Reporte:Dayana Alves

CEJK

Greve Dos Professores no Rio de Janeiro

Em greve há dez dias por melhores salários, professores e outros profissionais da rede estadual de educação fizeram uma passeata pelas ruas do Centro, na manhã numa sexta-feira. De acordo com a Guarda Municipal, cerca de duas mil pessoas acompanhou a manifestação, a maioria vestindo camisa preta. Os trabalhadores, que se concentraram na Candelária por volta das 10h, fizeram um ataco pela Avenida Rio Branco.
   Durante a passeata, os manifestantes pararam em frente à sede da Secretaria de Educação, na Rua da Ajuda, e gritaram palavras de ordem. Quando chegaram a Erasmo Braga, os grevistas foram surpreendidos com o fechamento do portão do prédio da Secretaria de planejamento. Policiais militares ficaram na entrada para impedir a entrada dos professores, que protestaram.

    Os educadores, pois em uma escola não temos apenas professores, precisam aprender a lição básica de um cidadão; LUTAR PELOS SEUS DIREITOS.  Muitos exemplos já demonstraram que a greve é a arma mais forte do trabalhador na luta pelos seus direitos.

Conclusão: Os Professores  Ainda Estão em Greve, Por seus Direitos.

Reporte:Dayana Alves

Português

Complemento Nominal:
O Complemento Nominal (CN) é um termo preposicionado que completa o sentido de um Nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Exemplos:
Procuramos despertar no aluno o gosto pelas letras. (substantivo)
A explicação do professor foi benéfica aos alunos. (adjetivo)
O juiz agiu favoravelmente ao réu. (advérbio)
Representação do Complemento Nominal:
O termo que representa o CN pode ser constituído de uma preposição + : substantivo, pronome, numeral ou or. sub. substantiva completiva nominal. Exemplos:
1. prep + substantivo:
Foi proibida a venda de fogos.
Meu marido têm paixão por futebol.
2. prep + pronome:
O professor ficou descontente comigo.(= com + eu)
A decisão do diretor foi favorável a eles.
A decisão do diretor foi-lhes favorável. (com pronome átono o CN não vem acompanhado de preposição)
3. prep + numeral:
A decisão do diretor foi favorável aos cinco.
A derrota de um é a tristeza de todos.
4. prep + oração subordinada completiva nominal:
Tenho um pressentimento de que tudo vai dar certo.
O medo de que lhe tirasse as filhas trouxe-lhe uma depressão.
nota 1:
Geralmente os 'nomes' (substantivos, adjetivos, advérbios) que são acompanhados de CN são deverbais, ou seja, originários de verbos. Portanto, pode-se relacionar a transitividade do verbo com a transitividade do nome que lhe corresponde:
gostar de algo – gosto por algo.
beneficiar alguém – ser benéfico a alguém.
Favorecer – agir favoravelmente a.
Onde ocorre Complemento Nominal:
1. O complemento nominal completa o sentido de substantivo deverbal, origem VTD, se existir valor passivo. Exemplos:
produção de leite foi abaixo do que se esperava neste ano. (subst deverbal (produzir) = o leite foi produzido - sentido passivo = CN)
consumo de drogas cresce nos bairros mais pobres. (subst deverbal (consumir) = drogas foram consumidas - sentido passivo = CN)
venda da moto do Carlos foi o assunto da semana. (subst deverbal (vender) = a moto foi vendida - sentido passivo)
invenção da imprensa revolucionou o mundo. (subst deverbal (inventar) = imprensa foi inventada – sentido passivo = CN)
descoberta de fraudes foi a notícia da semana. ( subst deverbal (descobrir) = os fraudes foram descobertos – sentido passivo = CN)
Os alunos fizeram a leitura do texto. (subst deverbal (ler) = o texto foi lido – sentido passivo = CN)
A secretário não autorizou a colocação dos armários. (subst deverbal (colocar) = os armários foram colocados – sentido passivo = CN)
No meu colégio cuidamos para que haja o respeito pelos professores. (subst deverbal (respeitar) = os professores são respeitados 0- sentido passivo = CN)
O temporal provocou a destruição do galpão.(subst deverbal (destruir) = o galpão foi destruído – sentido passivo = CN)
O que mais gosto nas festas juninas é a queima dos fogos. (subst deverbal (queimar) = os fogos são queimados – sentido passivo = CN)
O seu maior problema é a lembrança do passado. (subst deverbal (lembrar) = o passado é lembrado – sentido passivo = CN)
Hoje fala-se muito em projetos para a conservação da natureza. (subst deverbal (conservar) = a natureza é conservada – sentido passivo = CN)
Sofremos muito com a perda dos entes queridos. (subst deverbal (perder) = entes queridos foram perdidos – sentido passivo = CN)
amor ao próximo é um dever humano. (subst deverbal (amar) – o próximo é amado – sentido passivo = CN)
2. O complemento nominal completa o sentido de substantivo deverbal, origem VTDI, se existir valor passivo. Exemplos:
Naquela escola há necessidade de orientações. (completa subst deverbal (necessitar) = orientações são necessárias)
Sempre há necessidade de um bom conselho. (idem idem = um bom conselho é necessário)
A população tem necessidade de alimentos. (idem idem = alimentos são necessários)
necessidade do amor é própria do ser humano. ( idem idem = o amor é necessário)
Percebia-se que ele tinha confiança na vitória. (= subst deverbal (confiar) = a vitória é confiável)
3. O complemento nominal completa o sentido de adjetivo. Exemplos:
Faça uma leitura cuidadosa do texto.
Fiquei feliz com a vitória.
Ele estava consciente de tudo.
O porão da casa estava cheio de brinquedos.
4. O complemento nominal completa o sentido de advérbio. Exemplos:
Ele disse não às determinações inflexíveis.
As normas relativamente a esse caso não foram bem claras.
Foi depressa para o carro.
Ele mora perto do serviço.
O stress torna o homem mais vulnerável a doenças.
5. O complemento nominal completa o sentido de predicativo. Exemplos:
Ela é fiel a seus pais.
Sou-lhe grato.(= sou grato a ele)
Estou desgostoso com vocês.
Fumar é prejudicial à saúde.
O problema desses adolescentes é a dependência de drogas.
nota:
Sempre que houver dúvidas : se houver valor passivo com o termo 'de+nome' será CN, se for ativo, será AdAdn:
Tenho medo de fantasmas. (= fantasmas são temidos = CN)
Tenho saudades de Luisa. (= Luisa é saudada (= lembrada= CN)
Eu tenho medo de barata. (= barata é temida = CN)
Todos têm direito à liberdade de expressão. (= a liberdade de expressão é de direito = CN).
Reporte:Marcele Ojeda

Geografia

Bipolaridade: Capitalismo X Socialismo

Capitalismo é um sistema sócio-econômico seguido por vários países, onde a produção e a distribuição de riquezas são regidas pelo mercado, e os preços são determinados pela lei da oferta e da procura. O capitalismo apresentou várias fases.

A primeira fase foi a do Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo . Este momento estende-se do século XVI ao XVIII. Neste contexto, podemos identificar as características capitalistas como sendo de busca de lucros, uso de mão-de-obra assalariada, moeda substituindo o princípio de trocas, relações bancárias, fortalecimento do domínio da burguesia e desigualdades sociais. Asegunda fase foi caracterizada como Capitalismo Industrial. A Revolução Industrial modificou o sistema de produção, pois colocou a máquina para fazer o trabalho que antes era realizado pelos operários. A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, fortaleceu o sistema capitalista e concretizou sua procedência na Europa e em outras regiões do mundo. Com a Revolução Industrial se deu o processo continuado de fabricação em massa, geração de lucros e acumulo de capital.

Através da propagação das idéias mercantilistas, do crescimento do comércio e das condições para o surgimento do modo de produção capitalista, as riquezas acumuladas, assumiram a forma de capital industrial. A terceira fase , a do Capitalismo Monopolista-Financeiro , que deu início no século XX, tem no sistema bancário, nas corporações financeiras e no comércio globalizado os aparatos de desenvolvimento. A globalização permitiu às grandes corporações produzirem seus produtos em diferentes locais do mundo, procurando a diminuição de custos.

A partir da primeira guerra mundial, o capitalismo passou por várias mudanças, passando de capitalismo competitivo a capitalismo monopolista. A sociedade capitalista divide-se em duas classes sociais básicas: a dos capitalistas e a dos assalariados, onde os capitalistas são os donos dos meios de produção e os assalariados possuem a força de trabalho.O capitalismo gera uma sociedade de consumo. As sociedades dos países capitalistas são chamadas de sociedade de consumo, onde sob a pressão intensa da propaganda e da mídia , as pessoas são induzidas ao consumo exagerado.

A ansiedade social decorrente da industrialização, atraiu a atenção de vários estudiosos, que propuseram reformas com a intenção de acabar com as desigualdades econômicas e sociais. Apoiaram a tomada do poder pelos operários e a eliminação da propriedade privada para a formação de uma sociedade socialista. Porém, no final do século XX, o socialismo, passou a aceitar que o capitalismo não poderia ser controlado e nem abolido.
Podemos caracterizar o socialismo como um sistema onde não existem propriedades privadas dos meios de produção, a economia é controlada pelo Estado com o objetivo de promover uma distribuição justa da riqueza entre todas as pessoas da sociedade, o trabalho é pago segundo a qualidade e a quantidade do mesmo.

Dessa forma, as decisões econômicas cabem ao Estado, por interferência dos especialistas que elaboram os planos econômicos. No entanto, a crise econômica mundial das duas últimas décadas do século XX, que teve papel principal no colapso da União Soviética, envolveu também os países europeus de governo socialista ou social-democrata. Na França, Suécia, Itália e Espanha os partidos socialistas e social-democratas foram responsabilizados pelo aumento do desemprego e do custo de vida.

Uma das características do capitalismo é modificar tudo em mercadoria, isto é inquestionável. Todo produto social passa a ter, além de seu valor de uso, um valor de troca, que se subordina às leis de mercado. Os dois modelos, à sua maneira concentram o capital e o poder. No capitalismo, em poder de poucos, e no socialismo em poder do Estado. O capitalismo prega uma eficiência tremenda para produzir. O socialismo é muito bem-intencionado e é muito pouco competente em distribuir. Até porque, não havendo produção, não há o que distribuir.

“Capitalismo ou socialismo, para o povo não interessa. As pessoas querem ganhar um salário que possa sustentar suas famílias e educar seus filhos.” 



Reporte:Paloma Almeida

Matemática

Definição de Logaritmo
O logaritmo natural (ou neperiano) de u, muitas vezes, denotado por Ln(u), pode ser definido do ponto de vista geométrico, como a área da região plana localizada sob o gráfico da curva y=1/x, acima do eixo y=0, entre as retas x=1 e x=u, que está no desenho colorido de vermelho.

A área em vermelho representa o logaritmo natural de u, denotado por Ln(u). Em função do gráfico, em anexo, usaremos a definição:
Ln(u)=área(1,u)
Se u>1, a região possuirá uma área bem definida, mas tomando u=1, a região se reduzirá a uma linha vertical (que não posssui área ou seja, possui área nula) e neste caso tomaremos Ln(1)=área(1,1). Assim:
Ln(1)=0
Quando aumentamos os valores de u, esta função também aumenta os seus valores, o que significa que esta função é crescente para valores de u>0.
O conceito de Integral de uma função real, normalmente estudado na disciplina Cálculo Diferencial e Integral, justifica a forma como apresentamos o Logaritmo natural de um número real.

Propriedades gerais dos logaritmos
Com o uso deste conceito fundamental da Matemática, é possível demonstrar várias propriedades dos Logaritmos naturais (o que não será feito aqui), para números reais positivos x e y e para qualquer número real k, desde que tenham sentido as expressões matemáticas:
Propriedades básicas dos logaritmos naturais
  1. Ln(1)=0
  2. Ln(x.y)=Ln(x)+Ln(y)
  3. Ln(xk)=k.Ln(x)
  4. Ln(x/y)=Ln(x)-Ln(y)

Algumas simplificações matemáticas
As propriedades dos Logaritmos podem ser usadas para simplificar expressões matemáticas.
Exemplos:
  1. Ln(5)+4.Ln(3)=Ln(5)+Ln(34=Ln(5.34)=Ln(405)
  2. (1/2)Ln(4t²)-Ln(t)=Ln[(4t²)½]-Ln(t)=Ln(2), se t>0
  3. Ln(a)+L(b)-Ln(c)+Ln(10)=Ln(10a.b/c)
Exercício: Qual dos números é o menor: 2.Ln(3) ou 3.Ln(2)? Observamos que:
2 Ln(3) = Ln(3²) = Ln(9)
3 Ln(2) = Ln(2³) = Ln(8)
e como a função Ln é crescente, então:
3 Ln(2) = Ln(8)<Ln(9) = 2 Ln(3)

Base para um logaritmo
Existe um importante número real e=2,71828... (atribuído a Euler) tal que
Ln(e) = 1
A partir da observação anterior, o número e representa a base para os logaritmos naturais e poderemos escrever:
Ln(u) = Loge(u)
que lemos como "logaritmo do número real u na base e".
A partir do exposto acima, temos uma propriedade que possibilita a mudança logarítmica de uma base positiva para outra base positiva, sendo que ambas devem ser diferentes de 1.
Loga(b) = Ln(b) / Ln(a)
Exercício: Você saberia a razão pela qual não é possível definir logaritmo de um número na base 1?

Logaritmo decimal
No âmbito do Ensino Médio, usa-se bastante a base 10, uma vez que neste ambiente a base decimal recebe as preferências para o trabalho com o nosso sistema de numeração, mas devemos observar que em contextos mais avançados, a base decimal tem pouca utilidade. Quando escrevermos Log a partir daqui neste trabalho, entenderemos o Logaritmo na base decimal e escrevemos:
y = Log(x)

Reporte:Paloma Almeida

Artes

O estilo barroco e a
Contra-Reforma

O termo barroco costuma designar o estilo artístico que floresceu na Europa entre o final do Século 16 e meados do Século 18.
O aparecimento dos ideais barrocos parece intimamente ligado à Contra-Reforma Católica.
Apesar de ter sido um estilo internacional, percebemos sua maior força entre países como a Itália, Espanha e Áustria, não tendo atingido muito os países protestantes como a Inglaterra.
Regional, individual
e subjetivo

Além disso, o barroco apresenta características regionais nas diferentes localidades em que se desenvolveu.
A personalidade forte de alguns artistas do período também é um grande diferencial dentro desse estilo artístico que deixava campo aberto à subjetividade.
Suas principais características são a teatralidade das obras, o dinamismo, a urgência, o conflito e o forte apelo emocional.
Na busca da emoção, para provocar o observador, o artista abusa da verossimilhança das cenas retratadas, daí a importância também na observação da natureza.
O artista para atingir esses efeitos lança mão principalmente de cores, texturas, jogos de luz e sombra, diagonais e curvas, bem como o domínio do uso do espaço. Os temas místicos e os tirados da vida cotidiana são freqüentes no período.
Pintura, escultura e arquitetura
entrelaçadas uma à outra

A questão da harmonia também é importante para o barroco. Entretanto, ela é vista numa obra de forma diferente do renascimento.
Para o renascentista, a harmonia do todo era garantida por cada detalhe da obra em perfeito equilíbrio, cada detalhe separadamente como um todo harmônico.
Já para o barroco, a harmonia do conjunto é mais importante, a fusão harmônica dos diferentes componentes de um trabalho. A harmonia individual pode ser sacrificada em nome da harmonia do todo.
Além disso, essa valorização da unidade geral, entrelaçou muito a arquitetura com a escultura e com a pintura. O ideal das construções passou a ser o do inter-relacionamento desses elementos, dialogando harmonicamente para o bem do conjunto.
No geral, o Barroco é um
clássico rebelde

O Barroco surgiu na Itália, aproveitando-se de alguns elementos renascentistas e transformando-os.
O renascimento italiano influenciou sobremaneira a arte posterior. Costuma-se dizer que vivíamos o estilo renascentista de construção, por exemplo, quase até o Século 20, com a entrada em cena do modernismo.
O barroco também se inspira, em certo sentido, na arquitetura clássica. Mas recebe esse nome pelos críticos do período (com o significado de grotesco) exatamente por não respeitar as combinações e a utilização dos gregos e romanos.
Apesar de utilizar-se de formas naturalistas, não se pode dizer que seja uma mera continuação do renascimento.
O artista era religioso, mas
independente da religião

A Espanha foi um dos países que mais desenvolveu esse estilo que se espalhou pela Europa.
Além disso, importante no período é o fato do mecenato sair das mãos da Igreja para concentrar-se na aristocracia.
O homem barroco é um ser dividido, em conflito, repleto de energia e extremamente místico. Os artistas da época expressavam essa energia e suas convicções espirituais em suas obras.
Um bom exemplo disso é a figura de Bernini. Entretanto, Rubens é considerado um dos maiores expoentes do movimento. O italiano Caravaggio também é extremamente importante, com influência por várias partes da Europa.


Reporte:Priscila Calheiros

Algumas Imagens de Barroco


Reporte:Priscila Calheiros

Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945)

Introdução : As causas da Segunda Guerra Mundial
Um conflito desta magnitude não começa sem importantes causas ou motivos. Podemos dizer que vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia.
Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes,  inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.
Tanto a Itália quanto a Alemanha passavam por uma grave crise econômica no início da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques etc).
Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comum acordo.
O Início
O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão ).
brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados.
Final e Consequências
Este importante e triste conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália. O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que despejou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Uma ação desnecessária que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses inocentes, deixando um rastro de destruição nestas cidades.
Bomba Atômica explode na cidade japonesa de Hiroshima
Os prejuízos foram enormes, principalmente para os países derrotados. Foram milhões de mortos e feridos, cidades destruídas, indústrias e zonas rurais arrasadas e dívidas incalculáveis. O racismo esteve presente e deixou uma ferida grave, principalmente na Alemanha, onde os nazistas mandaram para campos de concentração e mataram aproximadamente seis milhões de judeus.


Reporte:Priscila Calheiros

Imagens da Segunda Guerra Mundial




Reporte:Priscila Calheiros